terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A manta dos Afectos

O Gil escolheu o afecto – Felicidade


“A felicidade não está no fim da jornada, mas sim em cada curva do caminho que percorremos para encontrá-la.”
A alegria de fazer o bem e encontrar a nossa alegria na alegria dos outros é a verdadeira felicidade!
Gil

E a nossa manta está a ficar assim…

Ciências Experimentais

Dia 21 de Fevereiro, duas professoras de Baiza – Teresa Martins e Maria Carlos estiveram na nossa sala para nos mostrarem como funcionava o microscópio. Conhecemos as partes constituintes de um microscópio e observámos alguns micro organismos: a epiderme da cebola, sangue, água suja e duas lêndeas.
A nossa sala parecia um verdadeiro laboratório! Foi uma experiência arrebatadora, delirámos com tanta descoberta e pedimos que voltassem outra vez.









Dia de S. Valentim

Como estamos este ano a trabalhar os afectos, comemorámos o dia dos namorados cultivando a amizade. Assim e com a professora de Artes enfeitámos o nosso painel da entrada com corações e oferecemos um coração articulado aos nossos pais como prova do nosso amor, em agradecimento a todo o carinho que nos dão e à paciência que têm tido connosco.


Sabientar

Ainda este mês, fomos visitados por uma representante da SUMA, Alice Martins, que nos trouxe o jogo “A flor da sabedoria”. A turma foi dividida em grupos, tivemos de responder a questões relacionadas com o ambiente, de desenhar e imitar diversas situações enquanto outros tentavam acertar.
Foi hilariante!
E no final ainda recebemos um marcador de livros, “bué da fixe”!
Ora vejam…



A manta dos Afectos

          O Tiago Dahl escolheu o afecto – Paz


Paz – palavra tão pequenina, mas com um significado tão grande, que só queria que abrangesse o Mundo inteiro. Sem ela, o amor, o carinho, a harmonia não fazem sentido nem podem reinar entre os homens.
Os homens de hoje são cada vez mais ambiciosos, não olhando a meios para alcançar os seus objectivos: matam, roubam, cometem as maiores atrocidades por dinheiro, pelo poder!
Dizem que o Mundo está perdido…E está mesmo! Andam todos em guerra. Os homens estão constantemente a destruí-lo, pela ganância. Nunca se viu tanta loucura junta, tanta avareza, tanta mentira, tanta maldade, tanta pobreza bem como, tanta riqueza.
Mas, se parassem para pensar, veriam que nada justifica tanta violência. Sonho todos os dias para que haja paz no Mundo, para que todos os homens dêem as mãos e dessa união saia a verdadeira essência da vida – vivermos tranquilos e serenos, independentemente de raças, religiões ou classes sociais!
Que viva a paz e que o ódio acabe, tornando assim o Mundo diferente.

E a nossa manta está a ficar assim…

“Conto estrelas em ti”

No 1.º Período trabalhámos ainda a obra “Conto estrelas em tiuma colectânea de textos de diversos autores portugueses compilados por José António Gomes.
Cada um de nós escolheu um autor, pesquisou sobre ele e decorou um poema. Construímos ainda um livro baseado nesta obra. Esperemos que gostem!

A capa

Uma das páginas

A contracapa





Ler por prazer

Todas as sextas-feiras temos hora do conto e, neste mês, fomos à nossa biblioteca e escolhemos um livro e um local da nossa escola para o ler, sem ser na nossa sala de aula. Aqui estão algumas imagens que “valem mais que mil palavras”!



O Sistema Solar

O nosso colega Hugo trouxe uma representação do Sistema Solar. Como podem ver pela imagem é muito engraçada e até fala das características de todos os planetas…


A manta dos Afectos

O Daniel escolheu o afecto – Compreensão


Compreensão é …
Entender os outros, mais por aquilo que sentimos por eles do que pela razão.
Quando compreendemos o outro, sentimo-nos mais unidos.
É difícil compreender, mas não é impossível!
Por vezes não compreendo as atitudes dos meus colegas ou dos adultos que me rodeiam e, quando isso acontecer sei que devo perguntar-lhes porque agiram assim, isto é, esforçar-me para perceber mas, eles também terão de se esforçar para me fazerem entender o porquê das coisas…
Se houvesse mais compreensão não haveria tantas discussões entre os pais, entre irmãos, entre colegas…
Daniel
E a nossa manta está a ficar assim…


Projecto Saúde na Escola (cont.)

Dia 11 de Janeiro, terça-feira, os enfermeiros Joana e Jorge continuaram com a apresentação do powerpoint sobre a higiene corporal e autonomia. Falámos da lavagem das mãos e dos dentes. Trouxemos a nossa escova de dentes e a nossa pasta dentífrica e pusemos em prática o que os enfermeiros nos ensinaram. Até recebemos dois crachás!