sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A Menina do Mar

No 1.º Período trabalhámos a obra “A menina do mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen. Adorámos a história, de tal modo que, alguns de nós compraram outros livros da Sophia. Ficámos com vontade de ler mais…foi mágico!
Também construímos o cenário, utilizando diversos materiais reutilizados e várias técnicas.
Ficou estupendo, como podem ver pelas imagens!








A nossa professora sugeriu-nos que déssemos outro final à história.
Estes foram os escolhidos.

Passados sessenta dias e sessenta noites, o feitiço desfez-se e os dois amigos apaixonaram-se perdidamente! Permaneciam os dias e as noites juntos a namorarem à luz das estrelas.
Um dia, resolveram casar e fizeram uma grande festa. Os convidados especiais foram: o Rei do mar e a Rainha, a estrela-do-mar e a sua família, os caranguejos gigantes, o velho e sábio polvo e, muitos mais…porque no mar há imensos seres vivos.
A Menina do Mar vestiu-se a rigor, com um lindo vestido de algas brancas feito pela Fátima Lopes – a santola costureira dos mares. O noivo ia como manda a etiqueta: pediu o fato ao seu amigo grilo, que lhe ficou magnífico!
O banquete foi na mais bonita ilha dos mares, com toda a espécie de marisco. Tudo isto ao som dos “Moonspell” dos mares - uma banda de cavalos-marinhos que animaram a festa.
Já de noite, todos se foram embora e, os noivos, muito felizes, dirigiram-se no golfinho mais veloz para a sua nova e bonita casa – uma gruta gigantesca que chegava até à praia.
E assim começou uma linda história de amor que ainda dura.     Simão

         Depois de algum tempo separados e cheios de saudades um do outro, resolveram voltar a ver-se.
A Menina do Mar despediu-se da sua família, prometendo voltar em breve. O menino pegou em algumas coisas que tinha, amarrou-as a uma pequena embarcação e fez-se ao mar.
Depois de algum tempo de viagem para ambos, uma tempestade caiu sobre eles. A Menina do Mar achou melhor parar de nadar, pois o mar estava muito bravo e o menino parou de remar.
Deram os dois à costa de uma ilha perdida no oceano cansados e cheios de fome. Cada um do lado oposto da ilha e sem saberem que estavam tão perto um do outro, foram procurar alguns frutos para comer. No meio da ilha, entre a densa vegetação cruzaram-se…
Muito felizes por se encontrarem, prometeram nunca mais voltar a separarem-se. Decidiram fazer a sua vida juntos, o menino não tinha família nem amigos de grande valor e resolveu ir viver com a menina para as profundezas do mar.                                                                          Bárbara
 



Um comentário: